Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Vasculhar Lendas

Juntos vamos mergulhar nas maravilhosas lendas, para já de Portugal, por isso... Era Uma Vez ...

Juntos vamos mergulhar nas maravilhosas lendas, para já de Portugal, por isso... Era Uma Vez ...

Vasculhar Lendas

21
Nov22

Lápides dos Quatro Irmãos

Bri Atano

Vamos hoje viajar até São Martinho de Sande, que se situa em pleno Minho, nas faldas da Serra da Falperra, antiga estrada que ligava Guimarães a Braga. É nesse lugar bastante pitoresco que se encontram os quatro penedos que parecem tampas de sepulturas e aos quais o povo deu o nome de Lápides dos Quatro Irmãos.

OIP.jpg

Era uma vez, numa pequena vila de seu nome São Martinho de Sandes, uma família de quatro irmãos e sua mãe, de nome Maria do Canto. Como todas as famílias daquela vila, Maria e os seus filhos iam todos os domingos à Igreja, onde o Abade da Freguesia dava a missa.

Numa dessas idas à missa, apareceu uma formosa menina, sobrinha do Abade e pela qual os quatro irmãos se perderam de amores. Os dias foram passando e os irmãos, ardendo em amor e ciúme, os quatro, resolveram deslocar-se ao monte, onde se encontravam os quatro penedos, e lá decidirem à paulada, quem havia de casar com a jovem.

Três ficaram logo mortos no campo, e o quarto, que ainda viveu algumas horas, foi o mais rápido que conseguiu, contar tudo ao Abade, que os mandou enterrar no sítio da contenda, que se ficou a denominar os quatro irmãos até aos dias de hoje.

OIP (1).jpg

 

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Arquivo

  1. 2022
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
Em destaque no SAPO Blogs
pub